terça-feira, 24 de agosto de 2010

As Macromoléculas

     A polimerização de monômeros como o estireno, é o processo fundamental para a obtenção dos popularmante chamados “plásticos”. Esse processo transforma a substancia simples(monômero) em uma macromolécula, pois a união de milhares desses monômeros resulta na obtenção de um polímero, cujo nome significa poli “muitas” e meros “partes”.

Jöns Jacob Berzeluius
     Em 1832 Jöns Jacob Berzelius introduziu a expressão “polímero” na ciência. Porém a utilização se dava, por tal cientista, nos casos de moléculas cujas fórmulas fossem múltiplas de outra, como o caso do benzeno (C6H6) e acetileno (C2H2). Foi apenas em 1920 que Hermann Staudinger conseguiu provar cientificamente a existência das macromoléculas e sintetizar a existência dos polímeros. A brilhante perfomance rendeu ao químico o Prêmio Nobel de Química de 1953.

     Os polímeros têm cada vez mais ganho valor e importância no cotidiano popular contemporâneo. Os polímeros termoplásticos são os mais conhecidos apesar da existência importante dos termofixos e também das borrachas (elastômeros).

     Os polímeros termoplásticos  têm substituído de maneira bastante satisfatória chapas metálicas e de madeira em objetos de utilização domésticos, como baldes. Isso se dá em função de sua leveza física e também do baixo custo de toda a manufatura pela qual é necessariamente submetido para que haja aproveitamento de suas capacidades.

     Os termofixos têm muitas características positivas das quais se destacam a rigidez e a resistência às variações de temperatura às quais é submetido. Em contra partida, há a fragilidade, oriunda de sua falta de flexibilidade, e a dificil capacidade de ser reciclado, em função da decomposição ocasionada previamente ao processo de fusão ao qual passa.

     A incapacidade de fusão é negativa por conta da dificuldade de reciclagem, bem como a falta de rigidez. Entretanto sua principal características (cuja qual dá nome à classe) é a alta flexibilidade que apresenta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário